Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Auto-avaliação da Unemat aponta potencialidades na Instituição</b>
“A Unemat leva o desenvolvimento para o interior do Estado”
<b>Auto-avaliação da Unemat aponta potencialidades na Instituição</b>
10/11/2005 14:24:15
por Coordenadoria de Comunicação Social

Contribuir com o desenvolvimento do interior do País, com política de qualificação docente, modelos de gestão descentralizados e democráticos foram considerados os diferencias da Universidade do Estado de Mato Grosso. Esses pontos foram levantados pelo representante do Inep presente hoje (10.11) no encerramento do IV Seminário de Avaliação Institucional da Unemat.

O coordenador Nacional do Enade, Prof. Dr. Amir Limana, fez análise dos relatórios parciais apresentados pelas equipes da Universidade durante o Seminário, além de orientar para a continuidade do processo. Dentre os aspectos positivos destacados, o papel da Instituição no interior e a busca em oferecer cursos que atendam as demandas regionais.

Interiorização do Ensino Superior: :

O Prof. Dr. Amir Limana afirma que a atuação no interior difere a Unemat das outras instituições de ensino superior do Brasil, normalmente aglomeradas em grandes centros e no litoral. “A Educação não fica concentrada na capital do Estado, mas é desenvolvida em pequenas localidades. A Unemat leva o desenvolvimento para o Estado”, destaca o Coordenador do Enade.

Os cursos oferecidos partem das demandas locais, de acordo com características e necessidades de cada campi.

Expansão e qualidade:

Paralelamente ao de número de cursos e abertura de vagas, atuando hoje com 11 campi em todo o Estado, a Unemat investe na qualificação do quadro docente e na pesquisa. Atualmente, são oitenta professores cursando mestrado e doutorado.“Este ponto é um indicativo precioso. O processo de qualificação dá possibilidade de crescer e, ao mesmo tempo, fortalecer”, explica Dr. Amir.

Modelo de Gestão:

Para uma Universidade com essas dimensões o único caminho é a descentralização administrativa e orçamentária. O desafio, neste aspecto, é concentrar esforços para dinamizar e potencializar a comunicação entre os campi. “Deve ser pensada uma solução criativa para otimizar recursos. A intranet já é o primeiro passo que leva à ampliação e inclusão de unidades espalhadas por toda a dimensão territorial do Estado”.

A avaliação na Unemat é entendida com um processo contínuo para perceber falhas e desenvolver potencialidades. Por isso é dinâmica, aberta, constantemente recriada. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é instrumento de avaliação superior do MEC/Inep. O Sinaes utiliza a auto-avaliação, a avaliação externa e o Enade (realizado no último domingo, 06.11, em todo o País). Com os resultados das avaliações, será possível traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada